RecordandoME la Recorde

Espreitando fotos antigas, recordando aromas e sabores à minha memória chegou a "cocina de carbón" da cozinha da minha avó… 


Para “atizarla” usávamos principalmente o carvão ou a lenha. A comida tinha outro sabor mas o que mais me lembro é o calor que ela desprendia nos dias de Inverno aquecendo toda a casa…. Aquecendo as longas tardes de conversas, risos, (as vezes choros) brincadeiras, costuras…. na cozinha da minha avó. A cozinha era o lugar da casa onde passávamos mais tempo, principalmente no Inverno, pois era o lugar mais quente da casa. A mesa da cozinha servia de secretaria para fazer os deveres, servia para jogar ao “Parchís” e “La Oca”…para cortar um "patrón" para um novo vestido... servia para tudo.

Lembro-me de estar sempre colocada sobre a “cocina de carbón” uma ou duas panelas grandes com agua… para ter sempre agua quente e aproveitar o calor. Da tarefa de estar a deitar carvão ou lenha  a cada momento para que não se apaga-se e poder manter a casa quente de dia e de noite era principalmente do meu avô. 

E neste aconchego promovido pelo calor da nossa "cocina de carbón" começo esta viagem pelos contos que me habitam.
Esta viagem-projecto pretende ser uma viagem pela terra dos meus contos internos: acontecimentos curiosos, vivências familiares, velhos e novos livros, reflexões, recordações… coisas e emoções do dia a dia.

Espero que façam boa viagem
Um abraçO

hr-line 

Sem comentários:

Enviar um comentário